terça-feira, 21 de outubro de 2008

MATEMÁTICA NO FUTEBOL. UMA CIÊNCIA EXATA?

Apesar de não escrever neste Blog, tenho conversado com meus amigos e colegas que a muitos comentaristas de futebol têm errado quando diz que a equipe A ou B não tem mais chances de chegar ao título, ou que essa ou aquela equipe não alcançará mais uma vaga para a libertadores ou até mesmo a declaração do rebaixamento da equipe pois perdeu aquelo jogo.
Na rodada passada, segundo os matemáticos, o Flamengo só tinha 1 % de chance de chegar ao título. Bastou vecer o Vasco, por um placar magro de 1 x 0, o empate no clássico Palmeiras x São Paulo e um tropeço, quem diria (eu diria), do Grêmio contra a Portuguesa, que as chances do Rubro negro carioca passou para 8 %.
É claro que a matemática é uma ciência exata porém, no futebol a história é diferente. Como Físico posso falar isso com um pouco de propriedade.
O campeonato brasileiro, assim como o campeonato no resto do mundo, é composto de variáveis "mal comportadas". Isso significa que os parâmetros utilizados para fazer uma estimativa são variáveis, daí a variedade de possibilidades ao longo do campeonato. Há também o fato do campeonato ser muito equilibrado. Ano passado, a essa altura, o São Paulo já estava com muitos pontos de vantagens sobre o 2o colocado, tornando a estimativa mais confiável.
Não podemos desprezar a contribuição da matemática no campeonato brasileiro mas, GRAÇAS A DEUS, que ela fura bastante. Já imaginou uma partida de futebol regida por regras matemáticas?
---
Eduardo Lima

Nenhum comentário: